Fontes

Estas são algumas das fontes que usei nas minhas pesquisas para construção das árvores genealógicas de cada um dos ramos da Nossa Grande Família.

Bibliográficas

São os livros que fazem parte de minha biblioteca particular – um tanto que comprei e outro tanto que carinhosamente me foi presenteado, às vezes pelo(a) autor(a) ou por algum outro pesquisador – e, quer sejam específicos de genealogia ou não, de alguma forma me ajudaram a preencher uma ou mais lacunas pendentes nas minhas pesquisas.

NOVAES, Julio. Família Novaes de Minas. 2.ed. Pindamonhangaba, SP: Conecta Gráfica e Editora, 2007. 288p.
PALMA, Alcemir. Mestre calangueiro Ernesto Villela. 2.ed. São José dos Campos, SP: Mogiana Gráfica e Editora, 2011. 140p.
TEIXEIRA, Maria Esther. Carrancas: laços e entrelaços familiares. Campinas, SP: Editora Komedi, 2005. 736p.
TEIXEIRA, Maria Esther. Descendência de Francisco Teodoro Teixeira e Maria Emerenciana Andrade. Campinas, SP: Book Editora, 2014. 913p.
VICENTE, Eddy Carlos Souza. Sítio Santa Helena: uma perspectiva histórica. São José dos Campos, SP: Tachion Editora, 2016. 198p.

Internet

Os endereços abaixo referem-se a artigos, genealogias ou pesquisas que me foram úteis tanto para aprender um pouco mais sobre genealogia quanto para efetiva pesquisa de meus antepassados, fazendo a necessária ligação com os estudos que eu próprio desenvolvi para a construção da árvore genealógica.

ALBUQUERQUE, Pedro Wilson Carrano. Considerações sobre a genealogia. Usina de Letras: 25/03/2000. Disponível em <http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=91&cat=Ensaios>. Acesso em 20/11/2001.
DORIA, Francisco Antonio. Os primeiros troncos portugueses: os senhores de Bragança (Antas Moraes: Prudente de Moraes, Delfim Moreira. Genealogias.org: 26/11/2000. Disponível em <http://doria.genealogias.org/AntasMoraes.pdf>. Acesso em 09/12/2017.
SETTE, Bartyra; JUNQUEIRA, Regina Moraes. Projeto Compartilhar. Disponível em <http://www.projetocompartilhar.org>. Acesso em 09/01/2018.

Tradição Oral

É como o próprio nome já diz: trata-se de informações que me foram passadas diretamente e em sua grande maioria pelos parentes – próximos ou distantes – que se já não completaram as lacunas de meus estudos, com certeza me serviram como guia para poder direcionar as pesquisas para os locais, pessoas e documentos certos. Ou seja, é o bom proseio de olho no olho, invariavelmente acompanhado de um cafezinho e com direito a um ou mais causos sobre a família…

ANDRADE, Caridade de.
ANDRADE, Esperança dos Santos.
ANDRADE, José Bento.
ANDRADE, Maria Laura de.
ANDRADE, Maria Madalena de.
ANDRADE, Pedrina de Fátima.
ANDRADE, Roberto de.
ANTUNES, Benedicta Dyonisia.
ARANTES, Maria das Graças Andrade.
JESUS, Brígida Aparecida de.
MACHADO, Maria Aparecida.
MAIA, João Paulo. Comentário em post do blog Legal <www.legal.adv.br>.
MAIA, Kátia. 1. Comentário em post do blog Legal <www.legal.adv.br>. 2. E-mail.
MAIA, Mauro.
MARQUES, José Marciano. Comentário em post do blog Legal <www.legal.adv.br>.
NAZARÉ, Maria Aparecida Mendonça. Comentário em post do blog Legal <www.legal.adv.br>.
NUNES, Antonia Regina. “Toninha”.
NUNES, Bernardete.
NUNES, Débora Mota. Facebook.
NUNES, Dionísia.
NUNES, José. “Zé Nunes”.
NUNES, Luiz Augusto. Comentário em post do blog Legal <www.legal.adv.br>.
NUNES, Regina Fátima.
NUNES, Vera Lúcia.
NUNES FILHO, Claudino.
PRIANTI, Fátima Madalena Andrade. “Lena”.
SOUZA, Ana Maria Andrade de.
SOUZA, Olavo Alves de.
TELES, Ivanice. Facebook.
VENTURINI, Cibele. Facebook.